top of page

Cannabis para vestir

  • Lagarta Glaucia
  • 29 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Hoje falaremos sobre o cânhamo. Esse tecido é semelhante ao linho e tem nome científico de cannabis ruderallis, mas diferente da cannabis sativa (maconha), não contem substancias psicoativas. Ele é conhecido pela sua beleza, brilho, suavidade e sua versatilidade: pode ser utilizado em inúmeros produtos como roupas, acessórios, calçados, móveis e até decoração de casa.

Tem gente que não quer dar o braço a torcer e aceitar que uma única planta poderia ser a solução de muitos dos produtos do mundo. O cânhamo tem mais de 50 mil usos, e, talvez por isso mesmo ela seja proibida na maior parte do mundo – isso acabaria com negócios milionários por aí!


Tudo desde roupas, tecidos, remédios e combustível pode ser feito com o cânhamo, o que o transforma em uma ameaça para quase toda e qualquer indústria.


Pertence a linha dos tecidos ecologicamente corretos. O cânhamo é produzido muito mais que algodão e eucalipto, utilizando uma quantidade pequena de adubo agrícola para o plantio quando comparado com outras culturas.


O Vestuários feitos de tecido de cânhamo são super resistente e duram mais ao longo do tempo. Protegem contra raios ultravioleta e tem uma propriedade chamada termodinâmica deixa a roupa super fresquinha no verão e quente no inverno. O visual natural e rústico é característico das fibras do cânhamo. O tecido fica mais macio com a cada lavagem. Ele também pode ser misturado com outras fibras.


CURIOSIDADES

  • Pesquisas apontam que a utilização da fibra vegetal da maconha é de mais de mil anos atras. Valorizada pela sua resistência e durabilidade.

  • Cristóvão Colombo navegou para a América em navios equipados com maconha.

  • A maconha foi cultivada extensivamente na América colonial por muitos agricultores, incluindo personalidades famosas como George Washington e Thomas Jefferson.

  • Para se ter ideia da utilização da maconha de maneira industrial, Betsy Ross costurou a primeira bandeira norte-americana a partir do cânhamo.

  • Apesar de não representar nenhuma ameaça à saúde ou segurança, as plantações de Cânhamo da espécie Cannabis ruderallis são proibidas no Brasil e frequentemente destruídas pela força policial.

  • Todas as partes da planta podem ser utilizadas com diversos fins, mas destaca-se especialmente a fibra, que também pode ser chamada de filaça.


Comments


Anota Aí

Próximos Eventos:​
Todos os sábados
 No primeiro sábado do mês
15 a 16 de Outubro
 19 a 22 de Outubro
Somente 22 de Outubro
22 a 23 de Outubro 
28 a 29 de Outubro 

© 2016 por SENAI/CETIQT

bottom of page