Turbante: o ícone fashion está de volta
- Lagarta Luciana
- 2 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Aprenda como usar esse acessório
O turbante, que hoje conhecemos como um acessório de moda, faz parte de uma indumentária secular e tem uma história riquíssima “por trás dos panos”.
Com origem na África, o turbante faz parte de uma cultura de panos enrolados ao corpo, muito comum no continente africano. É utilizado tanto por homens quanto por mulheres, além de possuírem funções sociais e religiosas, e claro, fazerem parte da beleza no vestuário, da maneira como se vestem e como querem ser vistos em sociedade.
O turbante pode ser considerado um dos símbolos da identidade negra africana e brasileira também, ao mesmo tempo em que pode ser remetido igualmente à cultura oriental. O que diferencia o seu uso nas diferentes culturas é a forma como foram criados e adaptados por cada povo.
No entanto, como este é um blog sobre moda vamos pular para a parte em que esse acessório riquíssimo e super, ultra, fashion migrou para o mundo da moda.
Em 1930 o estilista francês Paul Poiret, inspirado pela indumentária oriental e nos figurinos exóticos, introduziu o acessório na alta costura fazendo a cabeça de várias mulheres sofisticadas e artistas, entre elas Simone de Beauvoir e Greta Garbo. Logo depois, foi a vez de Carmen Miranda popularizar o acessório no Brasil.
Sendo considerado um dos acessórios mais antigos de cabeça, o turbante voltou a ser tendência em desfiles e campanhas em 2016, ano em que as décadas de 70 e 80 estão em alta no mundo fashion e, rapidamente, já ganhou adeptas e está cada vez mais ganhando espaço nas ruas.
Com a afirmação dessa moda setentista na temporada de Outono/Inverno 2016, o acessório, sem dúvida, está conquistando as fashionistas e it girls e pode ser usado, inclusive no verão.
Para o Inverno os tecidos têm propostas mais quentes e cores mais sóbrias, e para o verão, a aposta são os turbantes bem coloridos e com tecidos mais leves. Vejam alguns modelos: Outono/Inverno
Primavera/Verão
Há diversas maneiras de usar o turbante:

O acessório é bem democrático e atende a todos os tipos de cabelo e eventos, seja na praia, no balneário, numa festa, num passeio no parque ou para aquecer no frio, não importa a ocasião, o importante é estar com o ícone fashion! Veja um dos modos mais simples de amarrar um turbante e sinta-se super elegante!

1- Primeiro pegue um lenço de sua preferência suficientemente grande para dar duas voltas na cabeça.

2- Coloque o lenço atrás da cabeça, traga-o pra frente e cruze na testa.


3- Torça o lenço pro lado oposto, e leve a parte que sobrou pra trás da cabeça de novo, a fim de dar um nó.

4- Após dar o nó com o que sobrar, coloque pra dentro, escondendo.

E tchan ran! Tá pronto!

コメント