A Boa e Velha Viscose
- Lagarta Mariana
- 4 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Conhecer o máximo possível sobre tecidos é uma das principais tarefas de quem trabalha com moda. Uma escolha errada pode acabar com a roupa, dando prejuízo para empresa.
Quatro alunas da disciplina LIC III do Senai Cetiqt fizeram um artigo interessante sobre modal e viscose. Hoje vamos falar sobre estas duas fibras que, por incrível que pareça, não são naturais. A viscose é artificial produzida a partir de uma mistura contendo pasta celulósica e cavacos de madeira. Se você queimar um pedaço de viscose vai sentir o mesmo cheiro que sentiria se queimasse um papel, sabia? Isso se dá porque ambos são feitos do mesmo material. A viscose é uma boa escolha de fibra sintética porque, diferente do poliéster, deixa a pele respirar e não dá tanto cheiro. Não tem aquele toque seco e áspero que uma roupa de poliéster tem. A viscose é mais aveludada, tornando a peça mais agradável de se vestir. Porém, amassa mais fácil e desgasta mais rápido, além de poder criar aquelas indesejáveis “bolinhas”.
As autoras do trabalho (Ana Luisa Barbosa, Ana Barcellos, Marina Villanova e Mayara Magalhães) fizeram um esquema de fotos de mistura de composições com a viscose bem interessante que resolvemos mostrar aqui, pois conseguimos entender melhor como cada uma se comporta e suas características

Créditos: Ana Luisa Barbosa, Ana Barcellos, Marina Villanova e Mayara Magalhães
Esse tecido é recomendado para peças fluidas como saias, vestidos e blusas soltinhas. Além disso, é uma ótima alternativa de redução de custo, visto que um tecido sintético é mais barato do que um 100% natural. Preste sempre bastante atenção na etiqueta de conservação e composição da sua peça de viscose, tanto para ela durar bastante quanto para saber se o investimento vale a pena ;)
Já o modal é uma fibra fabricada através do mesmo processo da viscose, ou seja, também é artificial. A característica mais legal do modal é que ele tem um toque macio que não se perde mesmo lavando várias vezes, dando aquela sensação de pele sobre a pele, sabe? Com ele, a pele consegue respirar livremente, por isso é tão usado na confecção de lingerie. O modal é considerado melhor que o algodão quando o assunto é absorver a umidade, sendo 50% mais respirável que a fibra natural. Sua superfície tem um toque liso e sedoso, além de ser fácil de tingir. As autoras do trabalho apresentaram marcas que usam o modal na lingerie.

Créditos: Ana Luisa Barbosa, Ana Barcellos, Marina Villanova e Mayara Magalhães
Além da lingerie, ele também é bastante usado em roupas de dormir. Infelizmente, o processo de fabricação desse tecido é poluente e utiliza produtos químicos, não sendo hipoalergênico.
E aí, gostaram de saber mais sobre esses dois tecidos? Em breve contaremos mais sobre o software Audaces Idea 4D, uma novidade que está sendo desenvolvida no ramo da modelagem.
Comentários