top of page

Moda sustentável

  • Lagarta Beatriz
  • 13 de out. de 2016
  • 4 min de leitura

A moda é mutante. O que era tendência ontem pode ser descartado facilmente hoje, estimulando novas compras sempre que possível. A boa notícia é que os hábitos estão mudando e estamos entrando na era do consumo consciente. E quem leva vantagem são as marcas veganas e ecológicas.


Vale lembrar que com o passar dos anos e muita criatividade, os produtos veganos têm ganhado muita força nos mais diversos setores, como cosmético, alimentício, produtos de limpeza, produtos para pets e até matérias-primas, como é o caso da marca brasileira que usa a mandioca para substituir o plástico, totalmente eco-friendly


Como não tem sido muito fácil para quem não está por dentro deste “mundo”, encontrar esses tipos de descoladas e modernas que atendam a esta demanda, já que existem tantas outras mundialmente famosas e expostas em shoppings, o que facilita na hora de comprar. Por isso vou listar aqui algumas dicas de lojas de roupas, sapatos e outras coisas que trabalham de forma sustentável respeitando a natureza e o ser humano.


(Dica da Abelha Rainha: Clicando no nome da marca, uma nova página vai te direcionar ao site da loja ;D)


Sapatos:


Os sapatos da Insecta Shoes conseguem quebrar o padrão em todos os sentidos, além de serem diferentes, extremamente charmosos e estilosos, eles são ecológicos e veganos. E sabe as estampas maravilhosas que dá vontade de ter todos? Elas são resultado do reaproveitamento de roupas vintages que a marca faz. Lembrando que a produção é feita no Brasil.



Uma marca vegana, ou seja, livre de produtos animais e desde o seu lançamento possuí um manifesto que questiona os meios de produção e defende o respeito a todas as formas de vida se comprometendo a mostrar que é possível fazer moda de maneira sustentável e usar algo que você realmente concorda. Inclusive a Ahimsa divulgou ser a única fábrica 100% vegana do mundo.









A francesa Vert que vende no Brasil e foi uma das pioneiras nesse ramo.


Sua história começa em 2003 quando seus criadores decidem fazer uma viagem para conhecer os projetos de sustentabilidade de grandes empresas ao redor do mundo. Mas como eles ficaram decepcionados com o que viram e encantados com a floresta amazônica decidiram criar uma marca diferente de tênis que respeitaria a natureza e os seres humanos.

Com esse diferencial seu primeiro tênis (volley) foi apresentado na Semana de Moda de Paris em 2004 e se tornou um sucesso. Lojas como o Bom Marché, Galeries Lafayette e a japonesa Isetan compraram o tênis. E atualmente a marca continua fazendo a diferença neste ramo, mostrando que é possível unir moda e sustentabilidade.

A Vegano Shoes é bem democrática e atende demandas importantes do dia a dia. É possível encontrar tênis casuais, sapatênis, sapatilhas, botas, coturnos, sapatos sociais e até tênis específicos para trilhas, tudo sem origem animal. Além de calçados, também vende mochilas, carteiras e cintos.

Roupas:








→ Svetlana

A marca carioca só produz peças com materiais sintéticos e vegetais, e prova que é possível fazer roupas modernas e cheias de estilo.

A loja foi criada por Mariana Iacia, que fez estágio com ninguém mais, ninguém menos que Stella McCartney, estilista mundialmente famosa, vegetariana e engajada em suas coleções.

Bem conhecida em São Paulo, a King55 tem toda uma filosofia em prol do meio ambiente, vendendo produtos como blusas, camisas, sapatos, bolsas e bermudas. Além de criar itens descolados para homens e mulheres de atitude, promove eventos onde os clientes levam seus animais para a loja, e possuem delivery ecológico, feito de bike entre alguns bairros da cidade.

Tendo a natureza como inspiração, a Nicole Bustamante-Vegan Goods elabora peças que tenham praticidade urbana, produzindo peças à mão em pequenas quantidades, inclusive a estamparia. Os produtos, que não contêm nada de origem animal, se dividem entre moda e decoração.


A estilista Renata Buzzo não utiliza seda, botões de ossos, chifres ou pérolas naturais em suas criações, elaborando vestidos de festa e figurinos de noiva totalmente sem crueldade animal. Para criar as coleções 90% manuais, ela faz uso de tecidos como crepe e tule, além de variações de algodão e linho.

Acessórios:


A loja cria bolsas e acessórios veganos, com o intuito de comercializar não só uma peça, mas uma obra de arte. O trabalho artesanal é produzido em poucas quantidades, resultando na exclusividade das peças. A loja ainda promove práticas sustentáveis, tais como embalagens Recicladas e Recicláveis, Tags desenvolvidas com papel semente, dentre outras.

Utilizando materiais de baixo impacto ambiental e um design além das sazonalidades da moda, os óculos da Zerezes tem como base o reaproveitamento de resíduos das madeiras, desenvolvendo então um compósito feito da união da serragem com uma resina de base vegetal. Além disso, são bem estilosos e atemporais, apesar de estarem na moda atualmente.

A marca Surya, elabora produtos de beleza para o cabelo com ervas e plantas indianas milenares como a henna e a brahmi, responsável pela coloração natural mais vendida do mercado, além de produtos para a pele.

Commenti


Anota Aí

Próximos Eventos:​
Todos os sábados
 No primeiro sábado do mês
15 a 16 de Outubro
 19 a 22 de Outubro
Somente 22 de Outubro
22 a 23 de Outubro 
28 a 29 de Outubro 

© 2016 por SENAI/CETIQT

bottom of page