top of page

Blogueiras de moda X Estudantes de moda

  • Abelha Rainha
  • 20 de out. de 2016
  • 4 min de leitura

A discussão entre blogueiras de moda e profissionais de moda ultimamente vêm se tornando uma tema de discussões frequentes no ambiente acadêmico. Um fato claramente reconhecível é que na última década houve um grande aumento de pessoas que passaram a se interessar em escrever em blogs, buscando uma forma de comunicação com pessoas do mundo todo. Foi possível perceber também que os relatos existentes em blogs provocavam certa influência na vida de seus leitores, e assim algumas pessoas perceberam a oportunidade de transformar esse hábito em uma forma de ganhar dinheiro.

Atualmente, as blogueiras de moda são pessoas que expressam suas personalidades e os mais diversos gostos, como o de moda, arte ou gastronomia, no formato de posts, ou seja, matérias para publicação virtual. E muitas marcas perceberam esse fato como uma oportunidade de uma intensa estratégia de marketing com seus consumidores, e então passaram a contratar os serviços de divulgação dessas personalidades em destaque.

A partir daí, começaram os questionamentos:


Até que ponto essas personalidades precisam conhecer profundamente a moda para estarem aptas a trabalhar nesse novo mercado?

Por que alguém que se interesse pelo assunto necessita conquistar um diploma para ser reconhecido profissionalmente no mercado?


O que as blogueiras publicam em seus blogs tem grande impacto sobre seus leitores, portanto a informação deve ser tratada com muita atenção e isso muitas vezes não acontece. Um estudante de moda, por exemplo, para conquistar seu diploma e atuar no mercado precisa estudar as diversas áreas do mundo da moda e provar seu conhecimento. O que muito se discute, tanto na academia quanto no mercado, é se, de fato, as blogueiras podem ser consideradas profissionais da área.


Na última edição do evento Comunica Design, que acontece todos os semestres no SENAI CETIQT, foi possível acompanhar de perto essa discussão protagonizada por uma blogueira e os estudantes. O evento criado e produzido por estudantes da instituição e que visa debater temas relacionados com o curso e o mercado de design através do olhar dos novos integrantes da profissão, contou com palestras de profissionais de diferentes áreas do mundo da moda, relatando suas experiências no mercado e suas trajetórias profissionais com o objetivo de aproximar mais o estudante do mercado desejado.


Posteriormente, ocorreu uma discussão a respeito da palestra da blogueira na aula de Ética, Cultura e Cidadania em que foram abordadas as opiniões dos estudantes de moda após terem tido um contato maior com a profissão. Alguns afirmaram que blogueira não é profissão, que apenas escrever em um blog e tirar fotos de look do dia não requer muito estudo e habilidade e que é injusto os estudantes de moda passarem anos na faculdade para se especializar enquanto as blogueiras "não fizeram nada para estarem ali". Outros afirmam que é uma profissão nova e por isso ainda não muito aceita na sociedade, já que aparenta não requerer muito estudo e dedicação, mas que por trás existe muita pesquisa e marketing pessoal. Há também aqueles que ficam em cima do muro, sem uma opinião formada sobre o assunto.

Apesar de haver muitas opiniões diferentes, a maioria defendeu a ideia de que blogueira não é uma profissão respeitável e não aceita a discrepância entre os salários de uma blogueira (que pode ter tido uma formação nem um pouco ligada à profissão que exerce) e de um estudante de moda (que muitas vezes trabalha muito e não recebe nem o dinheiro equivalente a esse trabalho, nem o reconhecimento). Poucos concordaram que é uma profissão nova e por isso ainda não muito aceita e quase ninguém veio em defesa direta das blogueiras. Essa discussão gerou interesse de todos na faculdade e, por isso, resolvemos aprofundar esse assunto em diversas disciplinas. Inclusive criamos o Casulo (!), blog dos alunos do SENAI CETIQT, para expressar nossas opiniões sobre o que acontece no mundo da moda.



A profissão de blogueira de moda ainda é muito nova no mercado. A maioria das blogueiras famosas hoje em dia começaram seus blogs no início dos anos 2000 e só atualmente estão ganhando dinheiro com isso, ou seja, é uma profissão que não tem nem 20 anos. Como aconteceu em outras profissões (Design de Moda incluída), a aceitação inicial é muito baixa, pois muitas pessoas ainda acham que não existe motivo para profissionalizar essa área.


Porém, é importante que as pessoas tenham outras pessoas com realidades mais próximas as suas para se inspirarem, não só as atrizes/atores que levam uma vida completamente diferente. Da mesma forma, as blogueiras precisam entender a importância que elas têm na vida de seus leitores, principalmente os mais jovens que se inspiram nelas. No caso das blogueiras, é importante que elas percebam a importância de mostrar essa nova profissão no mercado, ainda mais nas universidades de moda, onde grande parte dos alunos não aceita por que alguém com nenhuma ou pouca formação em moda pode se destacar no mercado, algumas vezes mais ainda do que os próprios designers.

O despreparo de muitos blogueiros e blogueiras reforça o preconceito. É claro que não estamos generalizando e dizendo que todos atuam da mesma forma. Muitos levam seu trabalho com a maior seriedade e procuram passar, para quem não entende que blogueira virou uma profissão importante atualmente, a ideia de que o gosto por moda pode fazer com que alguém queira escrever sobre o assunto e que, nesse caso, é muito importante conhecer, pesquisar e tratar a informação com a atenção necessária. Caso contrário, corre-se o risco de sair por aí falando coisas infundadas e sem sentido.


Comments


Anota Aí

Próximos Eventos:​
Todos os sábados
 No primeiro sábado do mês
15 a 16 de Outubro
 19 a 22 de Outubro
Somente 22 de Outubro
22 a 23 de Outubro 
28 a 29 de Outubro 

© 2016 por SENAI/CETIQT

bottom of page